Processo de Avaliação

Avaliação Inicial:

Os artigos submetidos pelos autores são revisados preliminarmente pelo editor da revista, de acordo com a política editorial e as diretrizes para autores.
A verificação de similaridade é realizada utilizando o software Turnitin Similarity Check.

Se o relatório do Turnitin Similarity Check determinar que o documento não apresenta similaridades significativas, o editor designará um avaliador da área de conhecimento do manuscrito.
Os artigos que não atenderem a esses critérios poderão ser rejeitados diretamente, sem passar para a fase de revisão por pares.

Revisão por pares duplo-cega (Double-Blind Review):

A Revista Científica del Amazonas utiliza um processo de revisão por pares duplo-cega, o que significa que tanto os revisores quanto os autores permanecem anônimos para reduzir viés e garantir imparcialidade. O editor garantirá que os revisores não pertençam à mesma instituição dos autores.

Os revisores avaliarão o manuscrito em termos de originalidade, rigor metodológico, relevância e contribuição para a área de estudo. O avaliador registrará sua avaliação no formato disponibilizado pela revista [Ver formato].

O processo de revisão por pares tem uma duração mínima de cinco semanas, durante as quais os revisores analisarão o manuscrito de acordo com os critérios de avaliação da revista.

Após a conclusão do processo de avaliação, o avaliador enviará seu parecer ao editor da revista. A decisão poderá ser:
a) Aprovado sem alterações.
b) Aprovado com pequenas correções (não exige nova avaliação).
c) Aprovado com correções maiores (exige nova avaliação).
d) Rejeitado (não publicável na revista).

Conflito de interesses:

Os autores, revisores e editores devem declarar qualquer possível conflito de interesse que possa influenciar o processo de avaliação do manuscrito. Considera-se conflito de interesse qualquer relação financeira, profissional, pessoal ou institucional que possa afetar a imparcialidade da revisão.

Os revisores devem evitar avaliar manuscritos nos quais tenham um conflito de interesse com os autores ou suas instituições. Da mesma forma, os autores devem informar se sua pesquisa foi financiada por alguma entidade que possa influenciar a interpretação dos resultados.

Se, em qualquer fase do processo editorial, for identificado um conflito de interesse não declarado, o manuscrito poderá ser retirado da avaliação.

Incorporação de comentários e correções:

Após a revisão por pares, a equipe editorial incorporará os comentários feitos pelos avaliadores no documento original e os enviará aos autores para realizar as melhorias solicitadas, se houver.

As melhorias podem ser necessárias em título, palavras-chave, resumo, introdução, revisão de literatura ou marco teórico, metodologia, resultados, discussão, conclusões e apresentação de citações e referências.

Verificação das correções:

Após a realização das correções pelos autores, os avaliadores revisarão novamente o manuscrito para verificar se as melhorias recomendadas foram implementadas corretamente. Os avaliadores terão quatro semanas para revisar as modificações feitas pelos autores.

Somente os manuscritos que cumprirem todas as sugestões e requisitos serão aceitos para publicação.

Se o documento for rejeitado, ele será removido do processo de avaliação e não poderá ser submetido novamente à revista.